Queridos amigos leitores Empresários,
O mundo corporativo tem se transformado dinamicamente. Isso se deve aos movimentos desencadeados por novos hábitos de consumo, podendo ser destacado: a tecnologia que avança, blocos econômicos que se criam, escassez de matérias-primas, problemas ambientais e sociais, guerras, epidemias, pandemias…; enfim, uma série de fatores…
Neste cenário de mutações, as pessoas que estão no epicentro desse avassalador movimento, precisam se adaptar em diversos aspectos como: hábitos de consumo, home office, socialização, investimentos e tudo o que envolve o seu bem-estar físico e espiritual.
Mas não só as pessoas precisam de mudanças… Empresas de qualquer segmento também necessitam de novos rumos para se adaptarem a este novo ciclo.
Em sua teoria da evolução, Darwin afirmava que “Sempre o forte sobrevive ao fraco.” Uma teoria interessante; mas, em 1963, Leon C. Megginson o contradiz com uma nova afirmação: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
Partindo dessa premissa, acredito que, para os dias atuais, essa frase se encaixa perfeitamente. Precisamos refletir se estamos nos adequando ou tentando fazer as coisas do mesmo jeito e esperando resultados diferentes.
Outra reflexão de um provérbio chinês que também é muito significativa para ser analisada: “Se você não mudar a direção do seu caminho, terminará no mesmo lugar de sempre”.
Vamos nos questionar! Temos clareza do real cenário do mundo? Estamos atentos às mudanças? Aceitamos e nos adequamos às novas realidades?
Isso é uma maneira positiva de se adaptar aos novos tempos.
Ou somos aqueles que, ao invés de partir para novos desafios, ficamos lamentando e esperando que as coisas voltem a ser como antes?
Se você vive isso, é preciso livrar-se desses pensamentos retrógrados e buscar orientação especializada.
Diante deste cenário, nós da bonatti contabilidade e consultoria, também estamos mudando e a partir da próxima edição este espaço não será apenas para falarmos sobre contabilidade e números, mas sobretudo, sobre o que os empresários precisam saber para continuar crescendo e expandindo o seu negócio.
Vem aí o Espaço Empresarial bonatti.
Até lá.
Milton Braz Bonatti