O que o seu Contador faz pela sua empresa?

Empresas contábeis são criadas com um objetivo definido: executar a contabilidade de micro, pequenas e médias organizações ou empreendedores individuais. As grandes companhias, via de regra, têm toda uma estrutura operacional interna própria, inclusive a contabilidade. O fato é que, independentemente dos serviços contábeis serem executados por pessoal próprio ou terceirizado, o empreendedor que possui um bom Contador ao seu dispor tem um parceiro ideal de negócios. Esse tipo de suporte faz uma diferença muito grande para que a rotina do gestor seja mais produtiva; afinal, o profissional contábil pode resolver inúmeros problemas e se antecipar a outros sem que o dono do empreendimento sequer perceba isso.

Os profissionais contábeis são treinados e especializados em sua área de atuação, tendo como principais compromissos a eficiência e a inovação na prestação dos serviços, liberando assim seus clientes para se dedicarem no foco em seu negócio principal. A empresa contábil atua com metodologias de trabalho e planejamento adequados às normas nacionais e internacionais de contabilidade, financeira, trabalhista e jurídica, resultando na melhor relação custo benefício para os seus clientes; portanto, ela existe para transferir conhecimento, gerar relacionamentos e contribuir para uma realidade sustentável de negócios.

São suas principais atribuições:

Departamento Legal: o Departamento Legal de uma empresa contábil é responsável pela abertura, alteração, manutenção e encerramento de empresas. Esse departamento deve estar preparado para todos os procedimentos documentais de constituição, continuidade e, se for o caso, cessação de seu empreendimento, tais como, Contrato ou Estatuto Social, registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, Inscrições Estaduais, Municipais, Alvarás de funcionamento, etc.

Gestão Fiscal: cabe ao Departamento Fiscal o registro das notas fiscais de compras, vendas, serviços tomados e serviços prestados, além de todo o trabalho de apuração dos impostos, atendimento das obrigações acessórias e uma completa assessoria sobre os procedimentos legais a serem adotados nas mais diferentes situações do seu dia a dia.  Também compete ao Departamento Fiscal reavaliar constantemente as alternativas para que sua empresa se beneficie do melhor planejamento tributário possível.

Gestão de Pessoal: a administração do Departamento de Pessoal requer a manutenção do equilíbrio no gerenciamento das relações entre a entidade e seus colaboradores. Há também a consultoria trabalhista, que visa manter o negócio dentro da legalidade, sendo esse um dos mais importantes serviços que as empresas contábeis executam; além, obviamente, dos cuidados necessários com as obrigações sociais, como a apuração do INSS, FGTS e demais contribuições a pagar, mais as obrigações acessórias.

Gestão Contábil (com análise de performance): a empresa contábil deve se responsabilizar pelo processamento, análise e registro de todos os documentos enviados pelos clientes, para a elaboração dos Demonstrativos Contábeis e Financeiros pertinentes, sempre procurando avaliar a melhor alternativa fiscal e tributária, de acordo com a legislação vigente.

Relacionamento com o Cliente: mais do que produzir as demonstrações contábeis da empresa, a contabilidade deve também gerar informações para tomada de decisões sólidas, mediante a cessão aos seus clientes de uma consultoria eficiente baseada nos resultados apresentados pelos relatórios emitidos.

Empresário: valorize o seu Contador, tire suas dúvidas e fale com ele constantemente. Isso faz toda a diferença. Tenha sempre em mente essa máxima: Não existe empresa sem Contador!

Milton Braz Bonatti