O que é contabilidade digital?

Não é segredo para ninguém e nem novidade para os mais “antenados” que estamos em plena era da tecnologia. E para acompanhar as mudanças que as tendências mercadológicas nos apresentam, precisamos considerar, atualmente, como realidade, a contabilidade digital. Essa é uma tendência muito mais próxima do que imaginamos.

E se você, empresário, acha que, pra isso, basta começar fazer sua contabilidade via internet e criar um canal de comunicação via WhatsApp sem saber com quem está se comunicando, é bom começar a rever os seus conceitos.

Pense por alguns segundos em como as novas tecnologias têm influenciado diretamente o segmento contábil. Os processos têm mudado de maneira rápida e constante, certo? Contabilidade digital, online, virtual, 2.0 e tantas outras nomenclaturas para definir esse novo estilo de trabalho, não faltam.

Mesmo contrariando declarações de “entendidos” e “futuristas” de plantão, afirmo com convicção que a contabilidade é uma das áreas em que a substituição de homens por máquinas ainda se revela quase impossível; mas, não será por isso que poderemos deixar de ter a tecnologia como aliada.

Se nós, contadores, nos posicionarmos como contadores consultores iremos, sem sombra de dúvida, permanecer como uma peça insubstituível. E isso significa não virar as costas à atualização.

Mas, quais são as vantagens da contabilidade digital?

A contabilidade digital pode otimizar e trazer mais qualidade para o segmento da prestação de serviços contábeis, mas é preciso saber como isso acontece na prática e conhecer os seus principais benefícios e também suas potenciais desvantagens.

Utilizando a contabilidade digital de maneira estratégica, é sim possível fazer mais em menos tempo e com um custo menor. Para ter certeza disso, basta pensar em coisas do seu dia a dia: há quanto tempo você só emite notas eletrônicas? Ou não entrega mais declarações manuais? Cada vez mais, essas demandas estão sendo realizadas via online, seja pelo computador ou pelo celular.

Todo mundo está, cada vez mais, trabalhando online, o tempo todo. Isso significa que estar disponível e ter agilidade no atendimento aos clientes é essencial para garantir alta satisfação destes.

Hoje em dia, o cliente da empresa contábil não está mais disposto a esperar tanto tempo para obter uma informação ou receber um trabalho finalizado (mesmo que seja a emissão de uma simples guia para pagamento de tributo). Nesse sentido, é importante implementar um canal eficiente de atendimento. Uma opção é a contabilidade digital.

Quanto mais valor agregado e quanto mais qualidade o contador conseguir adicionar aos seus serviços com o uso da internet, maior será a percepção de valor por parte dos clientes. Com maior controle interno, é possível ir além do básico para explorar outros nichos de mercado.

Mas é importante o contador ser bem honesto com a clientela e deixar bem claro que essa modalidade de serviço (contabilidade digital) trará sim mais economia e agilidade, mas também demandará um pouquinho mais de trabalho para ele, ou seja, deverá ser ele, o empresário, na grande maioria dos casos, quem alimentará o sistema online com as informações fiscais disponibilizadas pelo governo nas três esferas (federal, estadual ou municipal).

Além disso, com raras exceções, plataformas de contabilidade digital podem agilizar as informações fiscais a serem prestadas aos clientes; mas e a contabilidade propriamente dita, como ficaria? O cliente estará disposto a não receber regularmente um Balanço Patrimonial, uma Demonstração de Resultados e tudo mais o que envolve o serviço contábil tradicional?

Volto a salientar: é importante usar a tecnologia ao nosso favor, mas a confiança e o olho no olho entre empresário e contador ainda continuará sendo um diferencial.

Milton Braz Bonatti

Share:

Deixe uma resposta