O Brasil Digital

Mais de 1.600 serviços públicos já estão disponíveis online no domínio gov.br

Remexendo meus arquivos me deparei com uma pesquisa do Ibope de 2018 dando como resultado que sete em cada dez brasileiros achavam, naquela época, que a burocracia fazia o governo gastar mais que o necessário. Aliás, o excesso de burocracia no país sempre foi objeto de notícias depreciativas em toda a mídia, bem como, nas empresas e nos ambientes universitários. E acreditem, não há setor mais afetado por este estado de coisas quanto o setor contábil.

Além do aumento de despesas para o governo e para as organizações, o excesso de burocracia no Brasil sempre resultou em estímulos à corrupção, desestímulos aos negócios, afetando o dia a dia dos brasileiros e sendo um dos principais entraves ao crescimento econômico do País, o famoso Custo Brasil.

Mas, nos últimos anos, houve um esforço governamental muito grande no sentido de reverter essa situação, o que resultou em mais de 1.600 serviços que já foram digitalizados, seguindo a estratégia do programa “Governo Digital”, que tem como objetivo desburocratizar e simplificar a vida do cidadão.

O Governo Federal e o Ministério da Economia estão seguindo a agenda de implementações de serviços públicos na esfera digital para melhorar a vida dos brasileiros, simplificando processos que agora não exigem mais o atendimento presencial.

Em apenas três anos, a digitalização atingiu essa importante marca, disponibilizando mais de 1.600 serviços de forma online para acesso da população, pela plataforma gov.br.

De acordo com o Ministério da Economia, já são mais de 122 milhões de pessoas com cadastro único no gov.br que estão aproveitando todas as facilidades do sistema.

Algumas das funções disponíveis, tais como: carteira digital de trânsito e solicitação de seguro-desemprego, já estão sendo muito utilizadas pela população, que pode evitar o deslocamento até agências do Poupatempo e outros órgãos, economizando tempo e dinheiro.

Entre as funções mais acessadas, segundo o governo, estão: o saque do abono salarial, a obtenção de carteira de trabalho digital, a consulta de CPF, a emissão do certificado nacional de vacinação e a obtenção de passaporte.

Utilizando como exemplo de digitalização a carteira de trabalho, é possível verificar a eficiência desse novo sistema governamental. A Carteira de Trabalho digital (CTPS digital), que antes demorava cerca de 17 dias para ser emitida fisicamente, passou a ser disponibilizada para uso no mesmo dia da solicitação.

A proposta do governo Federal para este ano de 2022 é conseguir disponibilizar 100% dos seus serviços de forma online e ainda ampliar ainda mais o acesso ao site.

 

Milton Braz Bonatti

Share:

Deixe uma resposta