Investimentos que podem aumentar a lucratividade das empresas

Não é novidade para ninguém que, atualmente, é alto o número de empresas que estão vivendo momentos difíceis e até mesmo sendo fechadas, devido aos reflexos causados pela pandemia que estamos enfrentando.

Diante deste cenário de inevitável diminuição de receitas, torna-se cada vez mais importante que as empresas reduzam ao máximo as suas despesas, para conseguirem passar por esse momento turbulento e voltarem a obter lucro, conforme a economia retome seu vigor, mediante o reaquecimento que, esperamos, não tarde a acontecer.

É muito importante que o empresário tenha consciência de que existem decisões que, embora possam aparentar ser mais uma despesa, na verdade são investimentos que propiciam melhorias internas no empreendimento e que, portanto, ajudarão a organização a não fazer parte dessa famigerada estatística. Vamos hoje nos ater apenas a duas dessas oportunidades:

  • Uma opção seria considerar a possibilidade de contratação de uma empresa especialista em auditoria financeira e consultoria de negócios, com foco em recuperação de lucros. Esse tipo de auditoria consiste em revisar registros de recebimentos e pagamentos efetuados tanto em documentos como eletronicamente, com o objetivo de fazer com que se recupere possíveis valores não recebidos ou pagos indevidamente. Essa solução é ideal, principalmente, para empresas que possuem grande volume de clientes e fornecedores e, por conseguinte, muitas transações de recebimentos e pagamentos.
  • Outra atitude inteligente é investir na melhoria dos processos internos, visando maximizar resultados reduzindo tempo, custos, aumentando a segurança e a confiabilidade de cada processo. Com isso é possível, além de reduzir preços de aquisição de mercadorias e elevar ao máximo o preço de venda, melhorar o capital de giro, aprimorar processos operacionais, combater fraudes e evasão de receitas. Para revisar processos e efetuar mapeamentos minuciosos, identificando pontos que possam ser melhorados, existem consultorias especializadas que prestam esse tipo de serviço; mas uma outra opção, talvez até mais vantajosa, seria a adoção de um departamento de Auditoria Interna que, se bem estruturado, tende a obter resultados mais expressivos a curto, médio e longo prazos. A minha empresa, por exemplo, possui Auditoria Interna desde que a pandemia foi anunciada.

Tanto a opção de contratação de uma consultoria como a implantação de um departamento de Auditoria Interna devem considerar uma abordagem baseada em riscos e em oportunidades. A gestão de riscos propicia que a administração se concentre na busca de oportunidades e melhorias de desempenho. O objetivo é cultivar uma cultura de conscientização na empresa e tornar a gestão de riscos parte da rotina diária da atividade.

No cenário atual, em que fabricar, comercializar ou prestar serviços está cada vez mais difícil, a eficácia dos projetos pode ser aumentada com uma boa dose de profissionalismo, padronização de ferramentas, métodos e conhecimento do mercado. O trabalho focado em gestão de negócios e projetos irá acelerar processos e organizar a estrutura da empresa. Essas soluções podem envolver tanto profissionais internos como a contratação de profissional terceirizado.

Como afirmei, essas decisões devem ser consideradas como investimento e não despesa; afinal, com essas atitudes, o custo operacional pode ser reduzido e, consequentemente, o lucro aumentado.

Milton Braz Bonatti

Share:

Deixe uma resposta