A vantagem competitiva de se ter um parceiro estratégico

Saiba que é possível se beneficiar da situação que o atual cenário econômico nos impõe.  

Não é mais novidade para ninguém que o mundo está sendo marcado por mudanças significativas nos âmbitos da saúde, da economia e do comportamento humano. Muitas pessoas têm vivido a pior fase das suas carreiras e outras estão podendo aproveitar essa “oportunidade” para se reinventarem e demonstrarem a importância dos seus trabalhos para a sociedade. Várias categorias profissionais estão adotando novas rotinas, costumes, tecnologias e ferramentas que se desenvolveram ou se modificaram de forma bastante acentuada nos últimos 18 meses.

Se é fato que a grande maioria dos setores profissionais foi afetada econômica e financeiramente pelas medidas de isolamento social, que visavam impedir o avanço do coronavírus, o profissional da contabilidade também precisou se adaptar a essas novas circunstâncias, pois o grande impacto causado nas pequenas e médias empresas, em razão desse novo contexto, evidenciou ainda mais a necessidade de elas terem a ajuda de um contabilista/consultor.

Sem nenhuma dúvida, o contabilista se destacou nesse cenário, primeiro porque a execução das tarefas rotineiras do setor que, em grande parte, já vinham sendo processadas de forma mecanizada favoreceu a adaptação a esses novos tempos. E, segundo, porque o hábito da utilização dessas rotinas facilitou ainda mais o entendimento de se promover a mudança dos trabalhos que persistiam em ser feitos manualmente, praticamente dizimando aqueles realizados à mão, substituindo-os por processos cada vez mais automatizados e/ou informatizados.

Extrair rapidamente dados aparentemente frios das máquinas, trazendo-os para uma análise dentro de um ambiente de gestão, de forma a municiar os tomadores de decisões com informações em linguagem acessível e compreensível, se tornou primordial, tanto para as empresas de contabilidade como para os seus clientes que devem ser sempre os principais beneficiados.

Apesar dessa situação atípica de transformações aceleradas para os contadores e seus colaboradores, o dia a dia permanece, como sempre, com um ritmo alucinante, pois o trabalho deve ser constante.

Esses profissionais não se cansam de lutar pela sobrevivência dos seus clientes e, por conseguinte, deles próprios. Através do seu conhecimento e capacidade de se atualizarem e evoluírem a cada dia, interpretando leis e colocando-as em prática com assertividade, orientando as organizações sobre a melhor maneira de agir diante das frequentes mudanças na legislação, eles são aliados essenciais dos gestores.

Mais do que isso, eles devem ser considerados verdadeiros parceiros estratégicos para os negócios, orientando seus clientes na condução dos seus empreendimentos.

Em um momento em que cada decisão empresarial pode fazer a diferença entre seguir trabalhando ou falir, o papel do profissional da contabilidade é, de fato, o de um consultor.

Munido de seus conhecimentos técnicos e habilidades relacionais, ele pode atuar junto às organizações na análise e proposição das melhores soluções para os negócios.

A situação atual, mais do que nunca, demanda essa aproximação do cliente com o seu contador consultor, visando obter uma vantagem competitiva que antes parecia desnecessária.

Milton Braz Bonatti

Share:

Deixe uma resposta